NOTÍCIAS

17-ABR-2020

Conscientize-se, use a máscara!

#Saúde POR PEDRO HENRIQUE 17 DE ABRIL DE 2020

Tipos de máscaras e o quanto são eficazes.

Ao contrário do que muitos pensam, a máscara serve mais para proteger as pessoas ao redor de quem a está usando do que propriamente quem está de máscara. Como os sintomas demoram para aparecer, praticamente todo mundo é considerado um potencial portador do vírus.

Portanto, a lógica por trás da obrigação de usar uma máscara é: se todos aderirem a ela, diminuirá o risco geral de infecção.

MÁSCARAS CIRÚRGICAS PARA A PROTEÇÃO DE PACIENTES

A máscara cirúrgica, que cobre a boca e o nariz, é usada principalmente por médicos e assistentes para não infectar pacientes na mesa de operação. Quando quem está usando a máscara tosse ou espirra, a maior parte das gotículas expelidas permanece na máscara.

No entanto, isso só funciona no longo prazo se a máscara for trocada regularmente e descartada de forma higiênica e segura. Na sala de cirurgia, a máscara deve ser trocada pelo menos a cada duas horas. A mesma máscara usada várias vezes pode perder rapidamente a sua função.

Máscaras de tecido também devem ser trocadas com frequência e lavadas com água quente para que os vírus não sobrevivam.

PROTEÇÃO EFICAZ É UMA COMBINAÇÃO DE FATORES

Quem usa a máscara pode se proteger de uma possível infecção através de gotículas e secreções que saem da boca quando outra pessoa espirra ou tosse, mas de forma muito limitada. Geralmente, o vírus entra no corpo pela boca, o nariz ou pelos olhos, e por isso, a higiene das mãos desempenha um papel importante.

A máscara cirúrgica, combinada com protetor ocular, serve mais como um lembrete constante para evitar levar as mãos ao rosto do que para proteger o usuário de gotículas portadoras do vírus.

MÁSCARAS QUE OFERECEM MELHOR PROTEÇÃO

Além das máscaras cirúrgicas, há também as máscaras que filtram o ar - tanto na versão descartável, feita a partir de fibra de celulose com um elemento filtrante e uma válvula expiratória, quanto de material sintético, à qual é acoplado um filtro.

Elas também são usadas em hospitais quando profissionais da saúde entram em contato com pacientes com doenças altamente infecciosas, e são usadas juntamente com outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como protetor ocular, luvas, aventais e macacões descartáveis.

De acordo com as normas da União Europeia, estas máscaras são divididas em três classes de proteção - o chamado fator FFP (Filtering Face Pieces - Peças Faciais Filtrantes, em português).

Máscaras com nível de proteção FFP-1 são melhores do que as máscaras cirúrgicas, mas não oferecem a proteção desejada contra vírus. Elas são úteis, por exemplo, para as pessoas que trabalham com serralheria, carpintaria ou marmoraria, pois interceptam poeiras mais grossas.

Apenas máscaras da classe FFP-3 protegem o usuário de vírus, bactérias, fungos e, quando usadas corretamente, até de substâncias altamente tóxicas, como o amianto.

Em razão da atual escassez dessas máscaras, o Instituto Robert Koch, responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, aconselha, se necessário, o uso de máscaras FFP-2 no caso de doenças infecciosas - algo que, no entanto, é controverso entre médicos.

Conscientize-se, use máscara e fique em casa!

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 10 dia(s)

Jaguaribe promove a 44° edição do Torneio do Vinho

Tradicional competição está com as inscrições abertas para as equipes que desejam participar

#Programaseprojetos Há 13 dia(s)

Prefeitura de Jaguaribe dá início a distribuição do Vale Gás Social

Ação segue de acordo com cronograma e terá início a partir do dia 21 de março

#Saúde Há 14 dia(s)

Prefeitura de Jaguaribe promove em todo o município atendimentos para as mulheres

Momento aconteceu em alusão ao Dia Internacional da Mulher e foi voltado para a sede e os distritos jaguaribanos

#MeioAmbiente Há 16 dia(s)

SEDRAMA dá início ao planejamento da Semana do Meio Ambiente

Reunião contou com a presença de representantes do Selo UNICEF

#Saúde Há 17 dia(s)

Hospital Municipal de Jaguaribe realiza ações no Dia Internacional da Mulher

Na última quarta-feira, 8 de março, foram realizadas diversas ações no Hospital Municipa [...]

#Esporte Há 20 dia(s)

Secretaria do Esporte e Juventude promove o Campeonato de Dominó e Xadrez

Evento será para as categorias sub-10 e sub-17, masculino e feminino

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Jaguaribe realiza sessões de ouvidoria com a população

Momentos foram realizados no SINE, na PSF Nossa Senhora das Candeias e na SEINFRA

#Saúde Há 20 dia(s)

IFCE recebe palestra de orientação sobre a saúde bucal

Momento foi ministrado pela Coordenadora de Saúde Bucal, Ana Luiza Rêgo

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito