CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 30/03/2024 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES!

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente anuncia a Festa Anual das Árvores deste ano, com o tema "Combate aos Incêndios Florestais".

O projeto visa promover ações de Educação Ambiental e incentivar a cultura da preservação em nosso município.

#MeioAmbiente 18/12/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Jovens do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) realizam ação de limpeza às margens do Rio Jaguaribe

Nesta segunda-feira (18), jovens do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) realizaram a limpeza das margens do Rio Jaguaribe.

O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente (SEDRAMA), visando estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis através da inclusão social e ambiental. Seu objetivo é desenvolver competências e habilidades nos jovens, ampliar as oportunidades de geração de renda e incentivar o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#MeioAmbiente 24/11/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Jaguaribe realiza peixamento do Açude Joaquim Távora, em Feiticeiro

Realizamos nesta sexta-feira, dia 24, uma importante ação de peixamento no Açude Joaquim Távora, em Feiticeiro.

O evento contou com a presença do secretário estadual da Pesca e Aquicultura, Oriel Filho, do secretário José Ricardo (SEDRAMA), além dos vereadores Bruno, Nalécia Diógenes, Márcio Oliveira e Raimundo Filho.

Este projeto não só beneficia o ecossistema aquático, mas também estimula a produção de alimentos e a geração de renda.

Continuaremos trabalhando pelo fortalecimento da economia e o desenvolvimento sustentável do município.

#MeioAmbiente 29/03/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Jaguaribe promove a entrega de mudas de plantas para a população Ação faz parte da programação da Semana da Festa Anual das Árvores, promovida pela SEDRAMA
#MeioAmbiente 28/03/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SEDRAMA realiza a abertura da Semana da Festa Anual das Árvores Programação conta com atividades durante toda essa semana
#MeioAmbiente 27/03/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Auditório da Ematerce recebe a Formação Inicial do Projeto SISPEA - Resíduos Sólidos 2023 Momento contou com a participação das escolas municipais contempladas com o projeto
#MeioAmbiente 25/03/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Semana da Festa Anual das Árvores busca conscientizar a respeito da preservação das áreas verdes Ação é realizada com apoio da SEDRAMA e do programa Agente Jovem Ambiental. Confira a programação completa!
#MeioAmbiente 14/03/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SEDRAMA dá início ao planejamento da Semana do Meio Ambiente Reunião contou com a presença de representantes do Selo UNICEF
#MeioAmbiente 08/12/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Programa Fala Jaguaribe aborda o Projeto + Verde Iniciativa da SEDRAMA busca inserir mudas de plantas em diversos pontos jaguaribanos
#MeioAmbiente 25/11/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Núcleo de Cidadania de Adolescentes promove um bate papo sobre mudanças climáticas A ação contou com a participação de jovens do NUCA e de alunos jaguaribanos.
#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Cidade de Jaguaribe recebe o Selo Município Verde O título é concedido pelo Governo do Estado.
#MeioAmbiente 10/10/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Projeto Recicla começa a ser lançado nos distritos jaguaribanos A ação tem como objetivo promover a reciclagem e ainda dá prêmios.
#MeioAmbiente 20/09/2022 SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Jaguaribe realiza blitz para o lançamento de campanha O Recicla vai ofertar um caminhão de prêmios.
#MeioAmbiente 03/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE A Prefeitura Municipal de Jaguaribe dá início ao Projeto Quintal Limpo 2022!

Um conjunto de ações que consistem em recolher, em ruas e avenidas, diversos objetos que não servem mais e são descartados de forma inadequada pelos moradores, com o objetivo principal de prevenir as arboviroses.

Faça a limpeza do seu quintal e coloque todos os bens que não tem utilidade na calçada para que a equipe de limpeza possa recolher esse material e descartá-lo apropriadamente.

Atente-se ao calendário:

VILA PINHEIRO, BOA ESPERANÇA E NOVA BRASILIA

02 e 03/03

PLACA VERDE

08 e 09/03

CURRALINHO (JOÃO PAULO II) E VOLTA DO RIO

15, 16 e 17/03

ALDEOTA AO CARMELA DUTRA, E AMÉRICO BEZERRA

22 e 23/03

CENTRO 2 - RUA CÔNEGO MOURÃO ATÉ A RUA ELIZIÁRIO PINHEIRO (INSS)

29 e 30/03

CENTRO 1 - MAÇONARIA ATÉ A RUA CÔNEGO MOURÃO

05 e 06/04

ALOÍSIO DIÓGENES (CRUZEIRO)

12 e 13/04

EDMAR BARREIRA (POPULARES)

19 e 20/04

CONJUNTO CAIXA, COHAB E LOTEAMENTO SAMARIA

26 e 27/04

EXPEDITO DIÓGENES E SANTA PAULINA

03 e 04/05

NOVA FLORESTA

09 e 10/05

FEITICEIRO

11 e 12/05

MAPUÁ

16 e 17/05

VERTENTES E AQUINÓPOLES

18 e 19/05

#MeioAmbiente 03/03/2022 SECRETARIA DA SAÚDE Foi dado início ao Projeto Quintal Limpo 2022 em Jaguaribe!

Além das ações normalmente feitas pelo projeto, como limpeza urbana e a coleta de materiais sem utilidade, ainda foram desenvolvidas ações de conscientização para prevenir as arboviroses!

Fique atento! O projeto passará semanalmente, bairro por bairro, então, faça a limpeza do seu quintal e coloque todos os bens que não tem utilidade na calçada para que a equipe de limpeza possa recolher e descartar apropriadamente.

Prefeitura de Jaguaribe, Trabalhando para Jaguaribe Avançar! ?

#MeioAmbiente 16/02/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Encontro dos criadores de suínos de Jaguaribe

A prefeitura de Jaguaribe, em parceria com a Ematerce, Adagri e Sinrural, convida todos os suinocultores da sede do município que fizeram o cadastro pela Sedrama, através do agente Cézar Pinheiro, para uma reunião no auditório da Ematerce, sobre os procedimentos para efetuar o cadastro junto à Adagri. O encontro será no dia 18/02, às 9h da manhã.

Através do cadastro, a prefeitura de Jaguaribe faz o reconhecimento dos criadores de suínos junto ao Governo Estadual, dando melhor embasamento legal para desempenho da atividade. Dessa maneira os criadores terão acesso facilitado a linhas de crédito, a comercialização e a participação nas campanhas de vacinação.

#MeioAmbiente 29/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E MEIO AMBIENTE Somos nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM

Pela 2ª vez, o nosso município recebe nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM. Um dos pré-requisitos para atingir a nota máxima em 2020 era estaì com o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Vale do Jaguaribe Unidade II (CONVALE) constituído. Além de diversas ações relacionadas ao Meio Ambiente, desenvolvidas no município.

O IQM, eì uma realização da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, por meio do Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008, alterado pelo Decreto n° 32.483, de 29 de dezembro de 2017, eì um mecanismo que possibilita aos municípios a receber o repasse orçamentário de atéì 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

Conheça o CONVALE:

O Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos foi criado no dia 26 de junho de 2019, com finalidade de implantar as políticas de coleta seletivas propostas pelo Plano de Coletas Seletivas Múltiplas para o fechamento gradativo dos lixões em 3 (três) prazos diferenciados sendo eles: em curto prazo (4 anos), com a meta de 20% (36 municípios), em médio prazo (12 anos), para 40% dos municípios (72 municípios) e em longo prazo, (20 anos) totalizando 100% do Estado, conforme Lei nº 16.032/2016 em seu art.17,V de Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará.

#MeioAmbiente 22/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E MEIO AMBIENTE 2ª Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico do Município Foi realizada dia 14 de janeiro, a 2ª Audiência Pública do Plano de Saneamento Básico do Município. Durante a audiência foi apresentado e discutido os programas, projetos, ações e o estudo de viabilidade para a universalização do saneamento no município.

Após a conclusão desse plano, a vigência dele será de 20 anos, essa é a oportunidade que a população tem colocar sua opinião e observações no que está sendo proposto. “A construção deste plano é um requisito único e extraordinário para que o município possa se capacitar para buscar recursos ligados ao Saneamento Básico, um passo muito importante de desenvolvimento e qualidade de vida para o nosso Jaguaribe”, ressaltou o prefeito Zé Abner.

O documento continua disponível para consulta pública até dia 24 de janeiro de 2020, no seguinte endereço eletrônico: pmsb-valedojaguaribe.blogspot.com Acesse o link, sua opinião é muito importante. Participe!

O Pmsb é instrumento indispensável para o município. Envolva-Se! Colabore para melhorar a saúde e o Meio Ambiente do local onde vive.
#MeioAmbiente 02/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E MEIO AMBIENTE Projeto Sombra da Oiticica Com o intuito de reforçar a importância dessa planta, que no passado garantiu a subsistência de muitos jaguaribanos através da comercialização de seus frutos, o Projeto Sombra da Oiticica será desenvolvido à sombra de uma das poucas oiticicas centenárias que resistem em nosso município (situada no Parque de Exposições do Município).

Nesta sombra serão pensados e debatidos diversos subtemas relacionados ao Meio Ambiente. Sua aplicação tenciona sensibilizar os alunos, uma vez que a escola é uma multiplicadora de conhecimentos.

Cabe destacar que a escolas também poderão realizar na “sombra da oiticica” outras atividades de interesse pedagógico além das propostas por este projeto, devendo apenas agendar suas ações junto à SEDUC/SEDRAMA e alinhar os detalhes conforme as necessidades.

Conheça os objetivos do projeto:

Realizar Palestras, debates e seminários abordando as inúmeras temáticas relacionadas à Educação Ambiental;
Desenvolver a sensibilidade ambiental na comunidade escolar e população em geral;
Reafirmar a importância da oiticica na história do município bem como na manutenção da diversidade florística;
E oportunizar a alunos, professores e parceiros ambientes diversificados de aprendizagem coletiva
www.jaguaribe.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 15:12:04