CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 18/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe recebe Encontro Regional para fortalecer gestão democrática na Educação

Na última terça-feira (16/04), Jaguaribe foi sede do Encontro Regional de Fortalecimento da Gestão Democrática, promovido pela Diretoria Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Jaguaribe (CMEJ).

O evento que teve como objetivo orientar as instituições sobre o aprimoramento dos Conselhos Municipais de Educação, contou com a presença do Secretário de Educação e Cultura, Elder Barroso, do Órgão Colegiado (CMEJ), dos representantes da CREDE 11 e dos Secretários de Educação dos municípios de Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro e Potiretama.

#Educação 13/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação e Cultura firma parceria com PRF para promover educação no trânsito nas escolas

JAGUARIBE ADERE AO PROJETO EDUCAR PRF!

A Secretaria de Educação e Cultura de Jaguaribe, representada pelo Secretário Elder Barroso, esteve reunido com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para assinar o termo de adesão do Projeto Educar PRF em nossas escolas municipais.

O objetivo do projeto é educar crianças e adolescentes, formando futuros condutores conscientes e responsáveis, com o intuito de reduzir a violência no trânsito.

#Educação 04/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe é Destaque no Avanço da IOEB 2023

NOSSA EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO DESTAQUE!

Com uma pontuação expressiva de 5,4 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), indicador que avalia a qualidade da educação em diversas localidades do país, considerando uma variedade de fatores, como infraestrutura escolar, desempenho dos alunos e investimentos na área educacional, nosso município supera a média nacional (5,1), mostrando um grande avanço na qualidade da educação.

Esse avanço é resultado de uma série de investimentos que a Prefeitura de Jaguaribe vem realizando na área educacional ao longo dos últimos anos.

#Educação 14/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Educação em Tempo Integral de Jaguaribe é Referência no Fórum Undime Regional do Nordeste

JAGUARIBE REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL!

Na última terça-feira (12), a Secretaria da Educação e Cultura, representada pelo secretário Elder Barroso, participou do Fórum Undime Regional do Nordeste, realizado em Aracaju, capital de Sergipe. O encontro foi uma troca, onde compartilhamos nossa valiosa experiência com a educação em tempo integral com secretários de educação de vários municípios nordestinos.

#Educação 11/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA 1º Encontro de Gestores 2024 reúne Diretores e Coordenadores Pedagógicos

Na última quinta-feira(07), foi realizado o 1º Encontro de Gestores do ano, reunindo diretores e coordenadores pedagógicos para a análise dos resultados das avaliações externas e a criação de estratégias visando inovações para fortalecer e aprimorar a qualidade da educação nas escolas do município.

#Educação 08/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Escola Ulisses Paranhos Maia se mobiliza no combate contra à dengue

Hoje(08), a Escola Ulisses Paranhos Maia, localizada no distrito de Nova Floresta, promoveu uma importante mobilização de conscientização sobre a dengue.

A ação contou com distribuição de panfletos pelas ruas e uma enriquecedora palestra na escola, ambas as atividades voltadas para reforçar os cuidados para prevenir esta doença, especialmente no período de chuvas

#Educação 04/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe avança na proteção dos direitos infantis com adesão ao projeto MPT na Escola/Rede Peteca

Na última sexta-feira (01), Jaguaribe deu um grande passo para o futuro da nossa juventude, assinando o termo de adesão ao projeto MPT na Escola/Rede Peteca.

Esse projeto visa combater o trabalho infantil e promover os direitos das crianças e adolescentes através da educação.

#Educação 04/03/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Referência em Educação Inclusiva, Jaguaribe recebe Equipe Multidisciplinar de Iracema

Na última quarta-feira (28), recebemos a equipe multiprofissional de Iracema, composta pela assistente social Fátima Aparecida e pela professora da sala AEE, Luciana Alves. O encontro foi marcado por uma valiosa troca de conhecimentos e experiências focadas no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE).

Além do Secretário de Educação e Cultura, Elder Barroso, estiveram presentes a psicóloga e coordenadora das Equipes Multi, Alessandra Gonçalves, as profissionais do NAPE de Jaguaribe, Camila Oliveira, Milena Rosa, Tiphane Thaiane, Celma Calisto e Niceli Maia, e a coordenadora da Educação Especial, Lenimar Távora Diniz.

#Educação 29/02/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe inicia projeto com aulas de balé em escolas municipais

Visando ampliar as opções de lazer e desenvolvimento para nossos estudantes, a Secretaria de Educação e Cultura tem o prazer de anunciar a introdução de aulas de balé em algumas escolas municipais. Este novo programa visa não somente enriquecer a experiência educacional dos alunos, mas também fomentar habilidades valiosas como a criatividade, a disciplina física e a inteligência emocional.

Sob a orientação da professora Valéria, as aulas serão realizadas nas seguintes instituições:

?? Escola Maria Macário

?? Escola Marieta Carls

?? Escola José Laércio

?? Escola Expedito Diógenes

?? Escola Antônio Teixeira

?? Escola Luiza Távora

#Educação 19/02/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria da Educação e Cultura se reúne com Undime para definir estratégias pedagógicas para 2024

O Secretário de Educação, Élder Barroso, participou de um encontro produtivo com a Undime, onde pautas pedagógicas cruciais para o ano letivo de 2024 foram discutidas.

Estamos comprometidos em garantir uma educação pública de excelência para todos!

#Educação 24/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Dia Internacional da Educação

Hoje, a Prefeitura de Jaguaribe, homenageia a força transformadora da educação! Reconhecemos cada professor, estudante e profissional da área que contribui para moldar um futuro mais brilhante!

Neste dia significativo, renovamos nosso compromisso em oferecer educação de excelência para todos jaguaribanos!

#Educação 19/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Seduc realiza Jornada Pedagógica 2024

Esta semana, a Prefeitura de Jaguaribe, juntamente com a Secretaria da Educação e Cultura, realizou a Semana Pedagógica, marcando o início do ano letivo de 2024!

A semana foi iniciada com momentos incríveis, enriquecidos pela performance musical da Orquestra Jovem Meu Bem Querer, o show de humor de Selminha de Niêta e a inspiradora palestra de Willian Chimura, proporcionando leveza e descontração para os nossos dedicados profissionais da educação. Além disso, ao longo da semana, diversas atividades focadas no aprimoramento educacional foram realizadas, envolvendo todos os profissionais da educação!

Seguimos trabalhando para proporcionar uma educação de qualidade para todos!

#Educação 14/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe inicia ano letivo de 2024 com Semana Pedagógica enriquecedora e diversificada

Semana Pedagógica 2024

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria da Educação e Cultura anuncia a Semana Pedagógica 2024, um evento formativo dedicado à preparação do ano letivo que acontecerá de 15 a 19 de janeiro.

Além de atividades voltadas à melhoria da educação em nosso município, o evento contará com a apresentação da Orquestra Jovem Meu Bem Querer, com o show de humor de Selminha de Niêta e a inspiradora palestra de Willian Chimura.

#Educação 04/01/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Estudantes de Jaguaribe brilham na OBMEP 2023 conquistando medalhas e menções honrosas em matemática

Orgulho de Jaguaribe!

Parabenizamos aos nossos brilhantes alunos das escolas municipais pelo desempenho excepcional na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) de 2023!

-Escola Alice Diógenes Pinheiro:

Marianne Lima da Costa e Ryan Guilherme: Medalha de Bronze Regional (Nível 1) e Menção Honrosa Nacional

-Escola Maria Áurea Menezes Gomes Gonçalves, Mapuá:

Gabriel de Lima Souza: Menção Honrosa (Nível 2)

-Escola Professor Gutenberg:

-Nathan Teodozio Soares: Menção Honrosa Nacional (Nível 2) e Bronze Regional (Nível 2)

-André Luis: Menção Honrosa Nacional (Nível 1)

-Vitor Emanuel: Menção Honrosa Nacional (Nível 2)

Essa conquista é um reflexo do trabalho efetivo que vem sendo desenvolvidos nas escolas juntamente à dedicação de nossos alunos e professores, reafirmando nosso compromisso com a educação de qualidade para todos.

#Educação 18/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunas da Escola Professor Gutenberg Barbosa Silva Conquistam o 3º Lugar na Etapa Estadual do Ceará Científico 2023

Grande conquista!

As talentosas alunas da Escola Professor Gutenberg Barbosa Silva brilharam na Etapa Estadual do Ceará Científico 2023, garantindo o impressionante 3º lugar! Parabenizamos às nossas jovens cientistas por essa realização fantástica e a toda equipe de professores envolvida no projeto!

Essa conquista reflete no excelente trabalho realizado na educação municipal de Jaguaribe pela Secretaria da Educação e Cultura, reforçando o nosso compromisso com uma educação de qualidade para todos.

#Educação 08/12/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos da Escola Alice Diógenes Pinheiro Brilham na I Mostra do Conhecimento

A Escola Alice Diógenes Pinheiro realizou a I Mostra do Conhecimento, intitulada "Compartilhando Saberes".

O evento recebeu a visita de escolas da rede municipal e realizou apresentações teatrais inspiradas em grandes obras literárias. Os espetáculos foram conduzidos pelos professores e pela equipe gestora da escola, resultando em performances vibrantes e repletas de aprendizado.

Parabenizamos todos os alunos e professores envolvidos pelo sucesso do evento!

#Educação 16/11/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SEDUC promove encontro com a CECOM/Crede 11 para discutir avanço das iniciativas do SPAECE e e PAIC integral

A Secretaria da Educação e Cultura, juntamente com a CECOM/Crede 11, realizou um encontro entre técnicos da educação para discutir as ações das formações regionais e as estratégias do PAIC Integral, promovendo um diálogo produtivo, sinalizando o acordo de colaboração entre o estado e o município.

Juntos, estamos comprometidos em proporcionar uma educação de excelência para todos, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos.

#Educação 26/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe dobra a meta e atinge 200% na Busca Ativa Escolar

É com imenso orgulho que a Secretaria da Educação e Cultura anuncia que, através do projeto Busca Ativa Escolar o município de Jaguaribe ultrapassou a meta de rematrículas chegando em 200%!

Este projeto é essencial para identificar e apoiar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. Com esses dados, fortalecemos nosso compromisso em planejar e implementar políticas que garantam os direitos educacionais de nossos jovens.

#Educação 06/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura realiza pagamento dos transportes escolares da rede estadual e municipal

Reafirmando nosso compromisso com a educação, a Prefeitura realiza o pagamento dos transportes escolares referente ao mês de setembro, assegurando a mobilidade dos estudantes das redes municipal e estadual.

#Educação 22/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA EMTI Paulo Vagner Teixeira Guedes realiza II Mostra de Conhecimento e Tecnologia

Na última sexta-feira(22), a escola EMTI Paulo Vagner realizou a II Mostra de Conhecimento e Tecnologia, um evento que celebra o protagonismo e a inovação dos nossos alunos.

Além de alunos de outras escolas do município, o evento contou com a presença de professores e membros da comunidade escolar, ampliando as fronteiras do conhecimento e da integração educacional.

#Educação 11/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria da Educação e Cultura Realiza Momento Formativo para os Profissionais do Projeto Educação Integrada

A Secretaria de Educação e Cultura organizou um encontro valioso para os profissionais do projeto Educação Integrada. O professor Dr. Celso Vasconcellos, em sua exposição online, destacou o "Amor como princípio e fundamento da educação escolar".

O objetivo desse evento foi capacitar e sensibilizar nossa equipe, visando fortalecer os laços entre educadores e alunos, e consequentemente, proporcionar uma educação de maior qualidade em nosso município.

#Educação 01/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe Finaliza o Curso "Produção de Conservas Artesanais de Vegetais"

Na última sexta-feira (01), a Prefeitura de Jaguaribe por meio da Secretaria da Educação e SENAR, realizou o encerramento do curso de "Produção de Conservas Artesanais de Vegetais" no CVT de Feiticeiro.

Agradecemos pela excelente contribuição os colaboradores Eudes Barbosa e César Pinheiro, o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Pereira e a instrutora do SENAR, Clarissa.

Parabenizamos todos os participantes pelo comprometimento e esforço que foram fundamentais para o sucesso deste projeto.

#Educação 01/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SEDUC Realiza Evento Especial em Homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física

A Secretaria da Educação e Cultura (SEDUC), por intermédio da Superintendência de Educação Física e Desporto Escolar, promoveu um encontro especial para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.

Estendemos nossos mais sinceros agradecimentos a todos os profissionais da área pelo notável trabalho que realizam em favor do esporte e bem-estar de todos!

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe Realiza Evento sobre Vivência das Deficiências em Escolas

A Prefeitura de Jaguaribe promoveu um encontro enriquecedor entre os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenadores da família e os inspiradores profissionais do NAPE em mais uma ação da Semana Nacional da Deficiência.

O evento contou com a participação da neuropsicopedagoga Lenimar Távora e teve como tema o assunto "Vivenciando as deficiências nos ambientes escolares.

#Educação 24/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe Realiza Entrega da Premiação da 3ª Edição do Projeto Apaixonarte

A Prefeitura de Jaguaribe, juntamente com a SEDUC, o Departamento do Selo UNICEF e a Assessoria de Políticas Públicas da Inclusão Social, realizaram a entrega da premiação da 3ª edição do projeto Apaixonarte.

O momento foi cheio de emoções, mostrando o poder da cultura e da inclusão em Jaguaribe. Nosso coração está cheio de gratidão a todos que fizeram esse momento acontecer e concretizaram o sucesso desse projeto!

#Educação 23/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura dá continuidade à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com momento de diversão para jovens da APAE

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social, prossegue com as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Na manhã de quarta-feira (23), foi realizado um momento de diversão para crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE).

#Educação 22/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Banho de Piscina Proporciona Momento de Lazer para Crianças e Adolescentes do NAPE na Semana da Deficiência

Reforçando seu comprometimento com a inclusão e o bem-estar, a Prefeitura de Jaguaribe realizou um evento especial em referência à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Crianças e adolescentes do NAPE, acompanhados multidisciplinarmente, juntamente com suas famílias, tiveram momentos de diversão com um agradável banho de piscina.

#Educação 21/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe Promove Ação de Combate a Discriminação ao Autismo no Transporte Escolar

Prefeitura de Jaguaribe, em parceria com a SEDUC, o Departamento de Articulação do Selo UNICEF e a Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social, uniu forças em uma ação educativa fundamental com o foco de combater a discriminação e o bullying no transporte escolar em relação ao autismo.

Esta atividade integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, reforçando nosso compromisso com uma educação inclusiva e um ambiente escolar seguro para todos os nossos estudantes!

#Educação 01/08/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA A 3ª edição do Apaixonarte está chegando!

A 3ª edição do Apaixonarte está chegando!

Este é um projeto especial que serve como vitrine para a criatividade e talento das nossas crianças PCDs através da arte. Prepare-se para ser encantado(a)!

Aguarde, mais informações serão divulgadas em breve.

#Educação 31/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA 43 Alunos são certificados graças à parceria entre CVT de Mapuá e SENAR Ceará

Um marco no aprendizado e crescimento profissional do distrito de Mapuá!

Na última terça-feira, 43 alunos concluíram com sucesso os cursos de Trabalhador na Bovinocultura de Leite (Manejo Alimentar), Produção Artesanal de Pães, Aproveitamento do Leite na Alimentação Humana e Trabalhador na Inseminação Artificial de Bovinos. Esta certificação é resultado de uma parceria sólida entre o CVT de Mapuá e o SENAR Ceará, visando o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Parabéns a todos os alunos, que agora são profissionais qualificados prontos para contribuir com o crescimento de Jaguaribe!

#Educação 13/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Escolas do município realizam evento para celebrar o dia das mães

Para celebrar o Dia das Mães, a Secretaria de Educação de Jaguaribe e as escolas se uniram para homenageá-las, reconhecendo seu papel fundamental na vida e na educação de nossos alunos.

A celebração do Dia das Mães em nossas escolas foi, sem dúvida, um momento de união, amor e gratidão. E nós, da Prefeitura de Jaguaribe, gostaríamos de expressar nossa mais profunda admiração por todas as mães da nossa comunidade escolar.

Vocês são a base sólida que apoia a educação e o crescimento de nossas crianças.

Desejamos a todas vocês um Feliz Dia das Mães!

#Educação 10/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe bate a meta dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil do Selo UNICEF.

A educação infantil de Jaguaribe continua evoluindo!

Jaguaribe bate a meta dos indicadores da qualidade na educação infantil, um passo crucial em direção ao selo UNICEF.

Além de mostrar que estamos no caminho certo, esta conquista reflete a dedicação e os esforços de todos profissionais que buscam fornecer uma educação excepcional às nossas crianças.

É um momento para celebrarmos e também reafirmar o nosso compromisso de garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade.

É a Prefeitura trabalhando e Jaguaribe avançando!

#Educação 22/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação apresenta as Escolas de Tempo Integral para o município de Potiretama Representantes do município visitam Jaguaribe para conhecer as instalações das Escolas em Tempo Integral
#Educação 21/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe realiza entrega do material didático do MPT/PETECA Entrega foi realizada na Biblioteca Pública Municipal e no Conselho Tutelar
#Educação 03/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe promove o I Fórum Regional com Secretários de Educação e Gerentes Municipais - PAIC Integral O momento foi realizado na sede da CREDE 11
#Educação 03/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Participantes do curso "Cozinha Geral" recebem material de apoio para a realização do curso Curso está sendo realizado na Escola Ulisses Paranhos Maia, em Nova Floresta
#Educação 16/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Escola Paulo Wagner realiza dia repleto de atividades para os alunos Momento contou com cursos de maquagem, primeiros socorros, dentre outros
#Educação 16/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe realiza a palestra master "Um município para a criança" Momento foi ministrado por Vital Didonet
#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Qualifica Jaguaribe oferece vagas de estágio remuneradas Oportunidade é para os estudantes em diversas áreas
#Educação 01/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Bem vindos às aulas!

Alunos das escolas jaguaribanas, um dos momentos mais aguardados chegou: é hora da volta às aulas!

Depois de um merecido descanso onde todos puderam recarregar as energias, vamos com tudo escrever uma nova página de muitas experiências e aprendizados. O momento é de reencontrar os amigos e professores, para que juntos, todos possam iniciar esse momento com muita alegria.

A Prefeitura de Jaguaribe e a Secretaria de Educação e Cultura desejam a todos os alunos uma excelente volta às aulas!

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jornada Pedagógica de Jaguaribe dá início aos preparativos do período letivo Momento foi organizado pela Secretaria da Educação e Cultura
#Educação 12/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Programa Fala Jaguaribe apresenta várias pautas nesta quarta-feira A edição recebeu os representantes do Selo UNICEF, da Rede Peteca e do NUCA
#Educação 06/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Primeiro programa Fala Jaguaribe fala sobre a volta as aulas Preparativos pro novo ano letivo foram discutidos em edição especial
#Educação 12/12/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos Jaguaribanos participam da etapa estadual do Ceará Científico Itinerário científico anual contempla escolas de todo o Ceará
#Educação 12/12/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Curso de robótica educacional Open Source é ministrado em Jaguaribe Momento foi uma parceria entre o IFCE e a Secretaria de Educação e Cultura
#Educação 22/09/2022 SECRETARIA DO ESPORTE E JUVENTUDE Prefeito de Jaguaribe realiza entrega de ônibus escolar A ação faz parte dos investimentos realizados para melhorias na educação dos jaguaribanos.
#Educação 03/08/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe é uma das cidades de destaque no Encontro pela Educação no Selo UNICEF Os encontros são uma iniciativa do UNICEF e tem como objetivo apoiar as prefeituras na busca de assegurar os direitos dos jovens.
#Educação 30/12/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Universidade Aberta do Brasil e IFCE lançam edital de Vestibular UAB 2021.1 - Licenciatura em Matemática

O Vestibular será realizado em uma única etapa e levará em conta as notas obtidas nas edições de 2017, 2018 e 2019 do Exame Nacional do

Ensino Médio (ENEM).

INSCRIÇÕES: 04 a 15 de janeiro de 2021

Mais informações: https://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6080

#Educação 12/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Spaece 2019 - Escolas NOTA 10 Jaguaribe recebe elogios do Governador pelo seu desempenho na Educação Básica
#Educação 11/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Educação jaguaribana em destaque no Prêmio de Escola Nota 10

Esse é o momento que o coração palpita mais forte, juntamente com a sensação de comprometimento e a certeza que por meio do trabalho que vem sendo desenvolvido é possível sim, colhermos bons frutos na Educação de Jaguaribe. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista. Somos Nota 10.

Recebemos hoje (11) do Governo do Ceará, em solenidade bem diferente dos anos anteriores (através de link ao vivo), a entrega do Prêmio Escola Nota Dez. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.

Fomos premiados nas categorias 2º e 5º ano com a EEIEF Ulisses Paranhos Maia do Distrito Nova Floresta que com maestria conduzem a educação deste lugar transformando vidas e nos enchendo de orgulho, nossa gratidão a todos que fazem o "Ulisses". Também fomos Nota 10 nas Escolas Maria Eneida Peixoto Soares, Expedito Diógenes, Marieta Cals, Luiza Távora e José Laercio Rodrigues Gomes, que diariamente constroem e fazem a diferença na vida do aluno, da família e da comunidade.

Camilo Santana pontuou que os resultados são fruto de um trabalho de cooperação. "Mesmo num momento desafiador de pandemia que atinge o mundo inteiro, não poderíamos deixar de reconhecer o esforço dos nossos educadores, secretários e prefeitos, que têm enxergado na educação um caminho de transformação social e de oportunidades às nossas crianças e jovens", ressalta.

A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Spaece. Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e melhoria dos resultados da escola apoiada.

Em geral, para conquistar a premiação, todas as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.

#Educação 11/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA 11 de Agosto - Dia do Estudante "Você é peça fundamental na construção de um mundo melhor"
#Educação 01/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA VOLTA ÀS AULAS (REMOTAS) - 03 DE AGOSTO

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, cumprimenta a todos os alunos e seus familiares nesse começo de 2° semestre. Em virtude dos protocolos de segurança sanitária a serem seguidos no que concerne ao regresso escolar, a Secretaria de Educação, prezando pelo bem-estar de todos e seguindo rigidamente as diretrizes, decretos e parecer do Conselho Estadual de Educação de Nº 0205/2020 aprovado em 22 de julho de 2020, que orienta o processo de ensino e aprendizagem, firmados nos três princípios basilares: Equidade, flexibilização e inclusão. O mencionado parecer nos dá segurança e legalidade para a continuidade no ENSINO REMOTO. Seguiremos desta forma até que haja segurança sanitária para o retorno presencial.

Agradecemos a atuação formidável e a criatividade dos professores, o apoio imprescindível e o acompanhamento das famílias, assim como, a participação e autonomia dos estudantes.

Sejam todos bem-vindos ao 2º Semestre !

#Educação 04/06/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UECE divulga o Edital que regulamenta a matrícula dos candidatos classificados e classificáveis do Vestibular Especial

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulga o Edital nº 04/2020, que regulamenta a matrícula dos candidatos classificados e classificáveis do Vestibular Especial para seleção de alunos aos cursos na modalidade a distância, promovidos em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As matrículas são referentes ao Vestibular regulamentado pelo Edital nº 25/2019, aos cursos de Licenciaturas em Artes Visuais, e Educação Física.

Para realização da matrícula, os candidatos classificados que optaram pelas vagas voltadas à professores da rede pública ou da demanda social deverão enviar, no período de 21 à 24/06/2020, a documentação exigida no edital para o e-mail da coordenação de seus respectivos cursos.

Após a divulgação do resultado de matrícula dos classificados, será a vez dos classificáveis, que deverão, no dia 13/07, acessar o site http://www.uece.br e verificar o Quadro de vagas remanescentes, onde constará a quantidade de vagas ociosas. Os candidatos interessados nas vagas remanescentes deverão enviar e-mail com documentação no período de 14 à 15/07.

#Educação 04/06/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA #TBT EDUCAÇÃO - CEI MARIA IRACÍLIA DE SÁ PEREIRA BARREIRA

Como hoje é dia de #TBT, vamos relembrar alguns avanços na Educação do município. O nosso CEI, foi inaugurado em 24 de agosto de 2018, fica localizado no Bairro Edmar Barreira e atende atualmente 182 crianças (de 1 ano e 7 meses a 5 anos).

O equipamento educacional foi entregue em 2018 pelo Prefeito Zé Abner e conta com um espaço amplo, equipamentos novos, numa estrutura moderna de 04 salas de aula, 01 sala de descanso, 01 berçário, 01 laboratório de informática, sala de direção, recepção e secretaria escolar, playground na área externa, 09 banheiros e 02 vestiários, composta por uma gestão escolar de 01 diretora, 01 coordenadora, 01 secretaria escolar, 01 agente administrativo e 10 professores.

Além de toda estrutura e suporte necessário, o que mais encanta no CEI é o amor e brilho das nossas crianças, pais e profissionais envolvidos diariamente, que por enquanto estamos parados devido a pandemia do Covid-19, mas em breve, estaremos de volta!

#Educação 29/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Conversando com a Secretária Aparecida Lima

"O mundo mudou, e a humanidade precisará de uma nova forma de existir se quiser sobreviver. Aquele mundo, de antes da pandemia, não existe mais. E a nossa vida, e em especial a dos educadores, ainda vai mudar muito daqui para a frente.

Nesse processo, as escolas descobrem o quanto seus alunos aprendem ou não por conta própria. As famílias começam a se (re)descobrir enquanto educadoras. E é possível dizer ainda que muitos pais são apresentados aos seus próprios filhos agora, como já diria Eduardo Shinyashiki.

Dentre essas mudanças, destacamos que os currículos precisarão ganhar foco e robustez para dar conta da aprendizagem essencial e indispensável para as nossas crianças e jovens. Muitos valores serão ressignificados e, segundo Sofia Lerche, a flexibilidade, comunicação, mobilização, abertura ao novo e o acolhimento serão os valores que necessitaremos vivenciar, acreditar e pôr em prática agora e no pós pandemia".

Pensando nisso, a Secretaria de Educação e Cultura de Jaguaribe criou um espaço virtual intitulado conversando com a Secretária. No primeiro momento fizemos uma reflexão com professores do que significa este ficar em casa e de como este período tem aberto possibilidades de nos aprimorarmos como seres humanos e como seres espirituais. Refletimos também sobre o modo que a caridade, a generosidade e a compaixão têm ganhado espaço na nossa vida.

Nos dias 22, 25 e 26 de maio, em 8 Salas virtuais conversamos com 396 educadores. Compartilhamos sobre o quão engrandecedor e desafiador tem sido a prática desses mestres nos últimos dias e sobre como se reinventaram para manter acessa a chama da Educação. Dizemos, com confiança, que estamos mais vivos e fortes do que nunca para continuarmos a levar a "escola " até onde o aluno estiver. Chegaremos ao "novo normal"! Das mais diversas formas e apesar dos desafios que existirem, chegaremos!

Aguardem-nos

#Educação 20/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe celebra o Dia do Pedagogo

"Uma das profissões de maior peso e importância na formação educacional, a de Pedagogo, é homenageada no dia de hoje (20/05). A data é uma forma de reforçar a importância dos profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e muitas vezes complexas, na área de educação, sempre em busca da excelência.

A data tem, entre os seus inúmeros objetivos, o de fortalecer o debate do papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, delimitando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam um ensino de qualidade e levem-nos a uma boa formação profissional e, acima de tudo, humana.

A função do Pedagogo é coordenar uma busca constante por qualidade, atuar de acordo com a metodologia que permite disseminar a aprendizagem industrial, agindo desta maneira ele também será avaliador das competências que o mercado de trabalho exige do aluno após a conclusão do curso profissional, para que isso se torne realidade, é preciso estar atento as novidades e transmitindo sempre atitudes saudáveis para a sua respectiva equipe de trabalho."

Parabenizamos a todos os jaguaribanos que exercem com excelência e maestria esta profissão, Feliz dia do Pedagogo!

#Educação 14/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA De 18 a 22 de maio alunos da rede pública municipal irão desbravar a "Leitura em Casa"

A Prefeitura de Jaguaribe com iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, iniciará a campanha LEITURA EM CASA. A ação aontecerá com mediação das Escolas Publicas Municipais com todos os alunos da rede pública municipal.

A criança que traz consigo o hábito de ler em casa é mais participativa, se coloca no lugar do outro, tem uma imaginação fértil e mais facilidade em partilhar objetos, espaço e conhecimento. Ler em família é encorajador, tem o poder de abrir horizontes e leva as crianças a desbravarem o mundo.

De 18 a 20 de maio, nossos alunos e familiares irão descobrir muita coisa boa através da "Leitura em Casa".

#Educação 04/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Escolas municipais realizam campanha de combate a Dengue em Casa

A partir de hoje (04) até o dia 08 de maio, as Equipes da Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria da Saúde, por meio das Escolas Municipais e do Aplicativo Caça Mosquito, iremos combater o mosquito Aedes Aegypti de casa!

Você é nosso convidado a compartilhar essa ideia e colabora com a erradicação dos criadouros do mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya. Faça sua parte!

#Educação 13/04/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA DE JAGUARIBE DISTRIBUIRÁ KITS DE MERENDA ESCOLAR PARA ALUNOS COM MAIOR VULNERABILIDADE SOCIAL

Publicada no dia 07 de Abril no Diário Oficial da União a lei 13.987/2020, permite que em caráter excepcional, durante a pandemia da Covid-19, as redes públicas de educação básica estão autorizadas a distribuir gêneros da alimentação escolar adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Contudo, é recomendável que no âmbito de cada rede de ensino a distribuição seja regulamentada por ato próprio. Após a publicação da mencionada Lei , o prefeito Zé Abner , demandou que fosse providenciada a portaria autorizativa . Já fizemos reunião com Conselho de Alimentação Escolar /SEDUC/SEPLAG .A Portaria Municipal contendo as regras de todo o processo que contempla desde a aquisição, distribuição, acondicionamento e até a distribuição será discutida amanhã ( 13.04 ) .

O plano de distribuição de KITS da MERENDA ESCOLAR, atenderá alunos das escolas públicas municipais, principalmente aqueles em faixa de maior vulnerabilidade social.

Os Kits de Alimentação poderão conter produtos como biscoitos, carne moída, frango, arroz, macarrão, farinha de milho, óleo, ovos, leite em pó, polpa de frutas e outros alimentos que estão nos estoques das escolas públicas municipais.

As escolas públicas já realizaram os levantamentos dos gêneros alimentícios em estoque , bem como a relação nominal das crianças em maior Vulnerabilidade.

Os pais das crianças , em maior situação de Vulnerabilidade devem aguardar em casa , pois serão devidamente contatados pelos gestores escolares.

Muito importante que as campanhas de ajuda ao próximo continuem, pois , mesmo com esta importante ação do Poder Público, é fundamental que as pessoas sigam exercendo a sua solidariedade e ajudando a quem mais precisa.

#Educação 03/03/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Programa de Aprendizagem na Idade Certa - Mais Paic

Chamada pública Nº 001/2020

Programa de Aprendizagem na Idade Certa - Mais Paic

Seleção para Composição de Banco de Bolsistas Municipais no Âmbito do Programa Mais Paic

Secretaria de Educação e Cultura

#Educação 27/02/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos e Professores da rede pública municipal são beneficiados com novo material didático Serão entregues 90 kits pedagógicos para professores e, 1.735 kits para as crianças de 2 a 5 anos de idade
#Educação 26/01/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Semana Pedagógica 2020 "Tecnologia no Ensino: Desafios e Possibilidades - Metodologias Ativas"
#Educação 21/01/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos jaguaribanos apresentam teatro musical na Semana Pedagógica A apresentação é baseada no livro O menino que desenhava o invisível
#Educação 09/01/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA EDITAL DE CONVOCAÇÃO Secretaria de Educação e Cultura
#Educação 20/11/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Palestra Educação para um Mundo Exponencial Palestra com o Professor José Motta Filho para nossos professores e educadores jaguaribanos
#Educação 30/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SPAECE 2019 SPAECE 2019

Está chegando a hora de consolidarmos os resultados junto as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. A SEDUC Jaguaribe, a Prefeitura Municipal de Jaguaribe e todas as Escolas Municipais de 2º, 5º e 9º estão mobilizadas e focadas na aplicação das provas do SPAECE 2019, principal avaliação externa que mede anualmente os níveis de proficiência das escolas da rede pública de todo o Estado do Ceará.

Neste ano de 2019, o SPAECE acontecerá durante o mês de novembro, onde espera-se em Jaguaribe, que cerca de 1.374 estudantes de 21 escolas façam as provas direcionadas as crianças do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. A SEDUC Ceará, responsável direta pela ação, estabeleceu o calendário das aplicações que começam no dia 27 de novembro com as avaliações das crianças do 9º ano. Em seguida no dia 28 de novembro, acontecem as avaliações para as crianças do 5º ano e por fim, no dia 29 de novembro, teremos as avaliações para as crianças do 2º ano.

O SPAECE compreende a avaliação de leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (SPAECE-Alfa) e o domínio das competências e das habilidades esperadas para as demais etapas de escolaridade, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 5º e 9º anos também do Ensino Fundamental.

Segundo a dirigente municipal de educação, A Professora Aparecida Lima, o município de Jaguaribe encontra-se preparado para o momento, e assim sendo, a mesma acredita plenamente, em um excelente desempenho por parte de nossos estudantes, já que o trabalho está sendo realizado nas escolas por cada professor, apoiados pelos gestores e superintendentes escolares. Os indicadores educacionais de Jaguaribe demostram a busca da qualidade e equidade, já que, temos crescido em rede.

O Prefeito José Abner, grande incentivador desse momento, destaca a participação dos pais nesse processo, como peça fundamental para o sucesso das avaliações. “Contamos com a colaboração de todos os pais para que junto às escolas e professores, possam incentivar seus filhos a realizarem a avaliação. A participação de cada educando é fundamental, já que toda a comunidade escolar do município está mobilizada no mesmo propósito.” Ressaltou. E complementa: Este ano os alunos, professores, gestores e superintendentes participarão do PRÊMIO EDUCA JAGUARIBE, podendo serem contemplados pelo atingimento das metas escolares
#Educação 08/07/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Inscrições abertas para o Bolsa Social A Secretaria Municipal de Educação do Município de Jaguaribe
www.jaguaribe.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 06:26:35